A importância da Arte  

Posted by Prof. Maxsuel Andrade Soares in


A Arte liberta a alma, proporciona representar o mundo e seus conflitos, permitem o sujeito recriar os acontecimentos. "Essa manifestação da linguagem, o dom de recriar para si, de forma inovadora, as imagens que as outras pessoas nos apresentam, é o que fundamenta a arte." (BRONOWISKI. 1998, p.27)

A Arte é a expressão da vida que, associada ao processo de criação, transforma-se na capacidade de exercer plenamente a condição de ser humano. A Arte favorece o desenvolvimento integral do indivíduo, possibilitando a expressão livre do pensamento e das emoções, desenvolvendo seu raciocínio com acriatividade e imaginação. Criando, o indivíduo tornando-se mais seguro dos seus potenciais e consciente dos seus limites; torna-se mais autêntico e livre para fazer suas escolhas.

"A Educação em Arte propicia o desenvolvimento do pensamento artístico e de percepção estética, que caracteriza um modo próprio de ordenar e dar sentido à experiência humana: o aluno desenvolve sua sensibilidade, percepção e imaginação, tanto ao realizar formas artísticas quanto na ação de apreciar e conhecer as formas produzidas por ele e pelos colegas, pela natureza e nas diferentes culturas". (PCN, 2001, p.19).



"O mundo não é, o mundo está sendo." Paulo Freire

This entry was posted on sexta-feira, 4 de março de 2011 at 15:42 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the comments feed .

2 comentários

Anônimo  

Tudo é Arte. A Arte é tudo. Tudo que olhamos ou observamos podemos apreciar sua beleza estética, ou não.

14 de março de 2011 às 13:25

Concordo plenamente a alguns tempo escrevi algo desse tipo no perfil de minha banda, ela se chama UMEAZERO...é bom ver que mais pessoas pensam dessa forma...Agora vou postar um trecho desse post no blog de uma inicativa da qual estou fazendo parte, o Movimento Piqui Art
Um grande abraço!
Chico Mineiro

1 de junho de 2011 às 16:40

Postar um comentário