A vida intertextual: fantasia e realidade (Na'vis e Tribos indígenas)  

Posted by Prof. Maxsuel Andrade Soares in , ,




A vida da na'vi remete muito a vida indígena. Ambos, ficção e realidade se comunicam com questões atuais: meio ambiente, exploração, sustentabilidade, cultura, aculturação, preservação e defesa da terra e dos recursos naturais, comunidades e minorias que sofreram e/ou sofrem com a violência do opressor, que tanto pode ser o colonizador de 1500 em diante, ou algum fazendeiro e/ou empresário sem essa consciência histórica e social.

O filme Avatar, de James Cameron, é uma boa sugestão para trabalhar com diversos temas em sala de aula/vídeo com os alunos por conta das interrelações entre cinema e realidade com temáticas como: meio ambiente, questão indígena, história, arte e cultura, etc.

Onde a arte/fílmica imita a realidade, o filme de James Cameron é universal, tanto que várias minorias, como palestinos, já se pintaram de azul para se dizer, de certa forma também na'vis, no que tange a opressão que sofrem, num mundo muito centrado ainda na questão da exploração dos recursos naturais e violência contra povo situados em tais locais, usando da força extrema para conseguir seus objetivos.
O programa Globo Ecologia, veiculado no sábado, dia 19/06/2010, é uma belíssima produção para se trabalhar em conjunto com o filme Avatar, junto ao alunado e até a comunidade escolar em geral.

O programa Globo Ecologia, mostra a luta de três índias da reserva da Jaqueira, em Porto Seguro, sul da Bahia, Brasil, para preservar a terra e a cultura dos pataxós, e da criação em 1998 da Associação Pataxó de Ecoturismo. Os turistas participam de ritual de integração dos índios como o homem branco. Da luta da aldeia, desde sempre para proteger a terra e seus habitantes e também os recursos naturais. Do resgate histórico e cultural.

Unir fantasia e realidade, eis uma grande forma intertextual de passar conteúdo pedagógico, tanto por professores de história, como outros mais...
A vida é intertextual, e o cinema, uma das formas de estabelecer esse diálogo universal...

Créditos e referências:

Observação: Episódios do Programa Globo Ecologia podem ser acessados através do canal Futura, via seu canal virtual, o Futuratec. "Futuratec, é serviço criado pelo canal Futura para disponibilizar gratuitamente para download boa parte de seu acervo de programas. São cerca de 700 episódios na íntegra, num formato de arquivo que pode ser gravado em disco para exibição em aparelhos de DVD, facilitando o uso educativo para grupos e turmas que nem sempre têm acesso amplo e permanente a computadores com internet.

Estão disponíveis episódios completos de séries como Passagem Para, Ética, Globo Educação, Globo Ecologia, Globo Ciência, Um Pé de Quê?, Chegados, Tempos de Escola, Dom João no Brasil e muitos outros. Estes conteúdos produzidos pelo Canal Futura podem ser ferramentas úteis para o educador."

Lá é possível buscar, baixar, gravar e compartilhar.
Pode ser acessado pelo link abaixo:

FUTURATEC:
www.futuratec.org.br

Foto avatar:
http://fotos.sapo.pt/mariasemcamisa/fotos/?uid=ZZ7b5DOuyIgmPqq7PuJe
Foto índio:
http://cartaumcanibal.blogspot.com/
Texto: fonte :
http://educa-tube.blogspot.com/search/label/sociologia
(adaptado)
Vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=2MIvbG5u1l0&feature=player_embeddedj





This entry was posted on domingo, 28 de novembro de 2010 at 05:20 and is filed under , , . You can follow any responses to this entry through the comments feed .

1 comentários

Gilza  

Muito interessante, realmente é uma ótima opção para trabalhar em sala de aula, vou passar a dica para meus colegas... os alunos vão adorar e principalmente sair da rotina e relacionar a teoria com algo que lhes estimula mais a atenção e interesse. Bjs

30 de novembro de 2010 às 11:52

Postar um comentário