Por que estudar?  

Posted by Prof. Maxsuel Andrade Soares in




As vezes você acha que estudar é uma chatice? Nós professores e, provavelmente seus pais, já pensamos o mesmo em algum momento em nossas vidas. Mas por um caminho ou por outro, acabamos descobrindo a importância da educação escolar que, juntamente com outro tipo de educação - a familiar, por exemplo -, contribui para a formação do seres humanos que somos hoje.
A escola é um grande centro de confraternização de jovens e adultos, onde você irá desenvolver uma visão mais ampla do mundo e da sociedade em que vivemos. A escola pode e deve prepara-lo para lutar pelos seus direitos, para não admitir preconceitos e exclusão social, para respeitar as idéias e crenças das outras pessoas. E a sala de aula, qualquer que seja a disciplina em pauta, é um local privilegiado para esse aprendizado e reflexão.
Nas aulas de História, você se dedicará ao estudo da trajetória da humanidade, sempre analisando vários aspectos - político, econômico, social, religioso - envolvido em cada tema abordado. Você aprenderá que os seres humanos são os únicocs animais capazes de criar cultura, de transformar seus padrões de comportamento, de projetar para o futuro suas realizações, enfim, de construir sua própria História.
A preocupação com sua formação intelectual e de cidadão ou cidadã, está no foco da disciplina de História, Filosofia, Sociologia e Arte.. Por isso nós discutimos as origens do Estado e da Propriedade; classes dominantes e dominadas; o processo que gerou as democracias atuais; cultura popular e cultura erudita; trabalho, escravo e servidão; racismo e discriminação; religião e fanatismo religioso; movimentos camponeses e movimentos operários; exclusão social; lutas e conquistas sociais; manifestações artíticas; movimentos feministas, machistas e GLS; os problemas das drogas e da aids, entre outros temas.
Lembre-se: todo esse conhecimento será muito importante para o exercício da cidadania. Entender o desenrolar dos processoas históricos significa contar com um poderoso instrumento para defender seus direitos e tomar consciência de seus desafios no mundo conteporâneo. Um mundo caracterizado pela rapidez com que circulam as informações, pelas complexidades das relações humanas e entre as nações, pela constante transformação da realidade.
A educação escolar abre-nos caminhos para esse conhecimento, para essa defesa, para essa segurança. E a História pode ser a bússola que orienta e que facilita a sua jornada por esses caminhos. Espero poder transmití-lo a importância das duas: da Educação e da História.
Estudar pode ser muito "maneiro", quando tenho consciência de sua importância pra minha vida e pra minha sociedade. É isso aí! Vamos nessa, estudem. Boas aulas.

This entry was posted on sábado, 15 de maio de 2010 at 15:10 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the comments feed .

0 comentários

Postar um comentário